terça-feira, 28 de maio de 2013


Palestra Prof. Erik Penna - A Didática do Amor. Comportamental! 


O que faz um professor ser competente? 

Mesmo com as inúmeras dificuldades de ser professor, os problemas sociais que ecoam nas salas de aula, a falta de infraestrutura e a desvalorização da classe, em toda escola existem alguns educadores que conseguem fazer um trabalho diferenciado. Eles marcam positivamente seus alunos, conseguindo transmitir os conteúdos propostos e também ensinando lições para vida. O que têm esses educadores que os torna especiais?

Uma das características de um bom profissional é o domínio de determinados conhecimentos; portanto, para um professor de matemática, por exemplo, seria o domínio dos conteúdos de trigonometria ou geometria. Nesse contexto, conhecimento está relacionado ao domínio cognitivo, mas ser um gênio, algumas vezes com diplomas de mestrado ou doutorado, não garante ser um bom profissional. Lembra-se daquele professor que sabia muito, mas que poucos conseguiam entendê-lo?

Um bom profissional também precisa de habilidades específicas para a sua profissão. No contexto do educador é necessário, por exemplo, ter uma boa oratória, saber aplicar estratégias de aprendizagem favoráveis à transmissão dos conteúdos e saber lidar com as características da faixa etária dos seus alunos. Paulo Freire, em diversos dos seus livros, relata as habilidades de um bom professor. No entanto, conhecer intelectualmente toda a obra desse grande pensador não garante o desenvolvimento das habilidades mencionadas, pois isso necessita mais do que um saber intelectual: é saber como fazer, como colocar na prática o conhecimento.

Mas nada adianta para o aluno ter aula com um gênio que tenha grandes habilidades didáticas se as atitudes dele forem incompatíveis com o papel do professor. Nesse aspecto, temos a intenção do profissional, que reflete os seus valores pessoais. Atitude é querer fazer. Um verdadeiro educador está interessado que seu aluno se desenvolva e se dedique para isso, de maneira que suas boas intenções transpareçam em seu tom de voz, em seu olhar e na sua motivação. Os alunos percebem, talvez até inconscientemente, esse aspecto subjetivo do bom educador e isso traz bases para relações de respeito e para a criação de um ambiente harmônico propício à aprendizagem.

Uma boa combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes geram um professor competente para a complexa arte de educar. Assim, as formações docentes precisam ir além dos aspectos intelectuais, e desenvolver o educador de uma forma integral, considerando outras inteligências, como a emocional. Embora pouco conhecidas, existem estratégias de aprendizagem eficazes para o desenvolvimento de habilidades e atitudes e vários educadores ao redor do mundo relatam os benefícios dessas formações.

Proponho a você leitor uma reflexão: como estão desenvolvidos seus conhecimentos, habilidades e atitudes? O que é necessário fazer para ampliar sua competência?


>> Este artigo foi escrito por Luciano Diniz, coordenador da pós-graduação em Educação Integral da Associação Gente de Bem.


domingo, 26 de maio de 2013

Se não assistiu vale a pena assistir, isso é uma história de dedicação e amor á aquilo que se faz, e por mais que seja dificil sua luta, lute vale a pena sempre!!!  

Dica de Filme:  Escritores da Liberdade 

SINOPSE 

Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar® (Melhor Atriz, Meninos Não Choram, 1999 e Menina de Ouro, 2004), estrela esta instigante história de garotos pobres, criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Patrick Dempsey - ganhador do Globo de Ouro® de Melhor Ator de Série Dramática de Televisão, Grey´s Anatomy, 2006, 2007 - e o astro Mario, Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Diretor: Richard Lagravenese
Elenco: Scott Glenn, Hilary Swank, Patrick Dempsey 


 ( Se preferir assistir esse filme completo,dublado e online, siga o link abaixo)  


Trailer

 
Essa turma que indica a foto, foi a turma da história real que inspirou a criação desse longa.


;) 


sábado, 25 de maio de 2013

Reflita sempre ...


E SE ME RESTASSE MAIS UMA AULA


Texto de Aluísio Cavalcante Jr.


Como seria esta aula?

Eu aprenderia antes de iniciá-la,
O nome de cada aluno.
Observaria o brilho de cada olhar
E o encanto de cada sorriso.
Então a última lição ensinada
Seria cuidadosamente planejada,
Para não apagar de cada aluno
Seu brilho e encanto.


Esta aula falaria de solidariedade, de amizade e respeito.
Falaria de coisas simples e úteis para a vida.
Falaria da responsabilidade de dedicar a lição aprendida,
Para a construção de um mundo de amor, de paz e esperança.


Não se perderia tempo com ensinamentos inúteis.
Com competição e egoísmo.
E ao final dela nos abraçaríamos e sorriríamos.
E escreveríamos poemas sobre o presente.
E iríamos para as ruas
Falar de solidariedade.
E correríamos para as nossas casas
Para abraçar nossas famílias e amigos.


Mas não é preciso esperar a última aula.
Nem tão pouco buscar a justificativa do impossível.
Pois das dificuldades do presente,
Nasce o professor que transforma o mundo.

Aulas diferenciadas porque não ? 
  

A tendencia dessas aulas é fazer com o aluno se  motive e crie uma curiosidade exorbitante sem contar em uma maior participação dentro dos conteúdos a ser ensinados. É muito mais proveitoso uma aula assim do que aulas convencionais, onde os alunos antes mesmo de chegarem na escola já fazem de um tudo para não ficarem lá sem ao menos saber o que irão trabalhar e aprender, porque isso será que acontece ? 
 Ah e isso acontece por terem um professor convencional que tem medo de criar e realizar uma aula diferenciada,e por pensarem que isso da muito trabalho pra ser feito. A culpa não é do aluno por não querer ficar na escola, mas sim desse professor que ainda se diz um bom profissional. E você jamais pense assim, é trabalhoso sim, é cansativo sim, mas no final vendo aqueles pequenos seres tão felizes e tão interessados por aquilo que você expôs pra estudo, não tem preço e ai que aquele cansaço todo é retribuído pelo aprendizado de seus alunos. 

 
Fica a dica PROFESSOR!!! 

              
" Você sabe do que é capaz, se deparar com situações inusitadas todos vão, mas vence-las só os fortes conseguem" . 
Charleston Augusto


VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSORNinguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
" Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre " . 
PAULO  FREIRE